g1               

Assine Já

    g1            

MINAS GERAIS

Por Anna Lúcia Silva, g1 Centro-Oeste de Minas — Divinópolis


Adélia Prado declama poemas escritos por ela para seguidores em rede social

Adélia Prado declama poemas escritos por ela para seguidores em rede social

Vencedora dos prêmios Machado de Assis e Camões em menos de uma semana, a escritora mineira Adélia Prado também leva a sua poesia mundo afora através da rede sociais. As publicações em vídeo que começaram em outubro de 2023 já somam mais de 4 milhões de visualizações apenas no Instagram.

O mais recente hábito da poetisa de 88 anos começou há menos de um ano no Instagram, onde poemas publicados ao longo da carreira em mais de 20 livros são declamados com a mais genuína emoção. Assista no vídeo acima a leitura do poema Módulo de Verão, da obra Bagagem, de 1976.

Nas declamações feitas em espaços acolhedores da sua residência em Divinópolis, no Centro-Oeste de MG, Adélia Prado reforça a sua capacidade de tocar outro ser humano com as palavras em verdadeiros momentos de conexão com os mais de 88 mil seguidores.

O bom humor matinal da escritora, aliado à entrega de corpo e alma aos seus versos, faz com que cada vídeo se torne um convite irrecusável para mergulhar na poesia.

Em umas das primeiras leituras transmitida via rede social, em dezembro de 2023, Adélia aparece em um jardim onde, sentada em um banco e com um dos livros nas mãos, expressa a satisfação em iniciar a conexão global com quem aprecia a arte. Na publicação, ela declamou o poema “Exausto”, publicado no livro “Bagagem” em 1976. Veja no vídeo abaixo.

Adélia Prado lê a poesia 'Exausto'

Adélia Prado lê a poesia ‘Exausto’

“Olá, pessoal. Estou aqui hoje, bastante alegre. Bastante é uma palavra ruim, muito alegre, porque eu toda vida amei falar de poesia. Ficaria o dia todo lendo poesia. Arrumei um canto aqui, na minha casa, um cantinho bom e um cantinho eletrônico que é o Instagram, é Instagram mesmo? E vou ler, aproveitar que deu uma brisazinha nesse calorão do Brasil. Tomara que vocês gostem, porque eu estou gostando dessa experiência…” disse sorrindo.

Na publicação com mais de 820 mil visualizações a escritora recebeu comentários de famosos com Antônio Fagundes, Patrícia Pillar, Glória Pires, Elisa Lucinda, Cissa Guimarães, Leila Pinheiro e Padre Fábio de Melo.

Adélia Prado — Foto: Reprodução/JN

Adélia Prado — Foto: Reprodução/JN

Nas postagens, os fãs distribuem cumprimentos e elogios à escritora. “Linda demais… muito feliz em te ver por aqui nas redes”, disse um seguidor. “Precisa comentar? Encheu nossas almas sem esforço! Dom e graça”, destacou um fã.

“Que maravilha! Aqueceu meu coração!!! 🌷❤️”, disse Patrícia Pillar.

“Coisa boa da modernidade, poder ouvi-la logo pela manhã!💜”, escreveu Glória Pires.

Trecho do poema mais recente publicado em vídeo

No dia 8 de junho, Adélia Prado leu o poema Módulo de Verão, da obra Bagagem, de 1976. Leia um trecho:

As cigarras começaram de novo, brutas e brutas. Nem um pouco delicadas as cigarras são. Esguicham atarraxadas nos troncos o vidro moído de seus peitos, todo ele — chamado canto — cinzento-seco, garra de pelo e arame, um áspero metal. As cigarras têm cabeça de noiva, as asas como véu, translúcidas. As cigarras têm o que fazer, têm olhos perdoáveis. Quem não quis junto deles uma agulha? — Filhinho meu, vem comer, ó meu amor, vem dormir. Que noite tão clara e quente, ó vida tão breve e boa! A cigarra atrela as patas é no meu coração. O que ela fica gritando eu não entendo, sei que é pura esperança.
— declamou Adélia

A publicação, novamente, causou a reação de famosos.

“O casamento perfeito entre o sentido oculto de cada verso e a voz que rasga a carne da palavra. Oh, querida Adélia, tudo em você poetiza, dança, reza, interpreta. ❤️”, comentou o padre Fábio de Melo.

Quem é Adélia Prado

Adélia Prado nas redes sociais — Foto: JN

Adélia Prado nas redes sociais — Foto: JN

Adélia Prado, é sem dúvidas, uma das mais renomadas poetas brasileiras. Nascida em 13 de dezembro de 1935, em Divinópolis, foi professora durante 24 anos antes de se dedicar totalmente aos poemas.

Profundamente marcada pela espiritualidade, celebração de experiências simples e cotidianas, além do olhar sensível sobre a condição feminina, as obras de Adélia encantam pela linguagem rica e intimista, que fazem dela uma artista única na literatura brasileira.

Graduada em Filosofia, Adélia Prado começou a ganhar reconhecimento literário quando Carlos Drummond de Andrade, uma das maiores figuras da poesia nacional, leu seus escritos e os recomendou à editora Imago.

O primeiro livro, “Bagagem”, publicado em 1976, foi o anúncio do tom de todas as obras que viriam em seguida: um misto de profundidade e leveza, onde o sagrado e o profano convivem de maneira harmônica.

Os poemas falam da força da mulher, falam de amor, fé, maternidade, envelhecimento e das pequenas coisas da vida, como a pintura de uma casa, sempre em forma de cântico que encanta e ressoa no coração de quem os lê.

A importância de Adélia Prado vai além de contribuições literárias. A artista é figura central para a cultura no mundo, uma embaixadora da cultura mineira e brasileira, que celebra o interior do estado como forte fonte de inspiração em seus escritos.

Adélia foi a primeira mulher premiada na categoria Conjunto da Obra, pela contribuição à literatura brasileira, no concurso Literatura do Governo de Minas, em 2017.

Foi indicada para a Academia Brasileira de Letras. Em 2001, um grupo de atores e jornalistas do Rio de Janeiro formaram um movimento para lançar o nome dela para ser uma das imortais na vaga deixada por Jorge Amado. Mas na ocasião, a viúva do escritor baiano, Zélia Gattai, acabou sendo eleita.

É colecionadora de premiações grandiosas como o recente Prêmio Camões – e o Prêmio Machado de Assis 2024.

Adélia Prado vence o Prêmio Camões

Adélia Prado vence o Prêmio Camões

Clássicos de Adélia Prado

Em 1976, publicou “Bagagem”. Já em 1978 foi a vez de “O coração disparado”, agraciado com o Prêmio Jabuti. A estreia em prosa se deu no ano seguinte, com o livro “Solte os cachorros”. Em seguida, publicou “Cacos para um Vitral”.

Em 1981, lançou “Terra de Santa Cruz” e, em 1984, “Os componentes da banda”. Em 1991, foi publicada sua “Poesia reunida”.

Em 1994, após anos de silêncio poético, ressurgiu com o livro “O homem da mão seca”. Em 1999, foram lançados “Manuscritos de Felipa”, “Oráculos de maio” e sua “Prosa reunida”.

Novo livro

No fim de 2023, foi revelado que Adélia Prado vai lançar no segundo semestre de 2024 um novo livro, com o título provisório “Jardim das Oliveiras”. A mineira de Divinópolis afirmou que a obra dialoga com a dor e a angústia que viveu nos 10 anos em que passou sem escrever. A última publicação foi “Miserere”, lançada em 2013.

A inspiração para “Jardim das Oliveiras” veio de poemas encontrados em gavetas, escritos ainda na juventude.

“Fui resgatada pela própria poesia; encontrei, em gavetas, poemas escritos na tenra juventude e, para minha surpresa, eles estavam em sintonia com minha experiência atual e desencadearam a ideia desse livro”, disse a escritora no ano passado.

Outros prêmios de Adélia Prado

  • Jabuti de Literatura (1978)
  • ABL de Literatura Infantojuvenil (2007)
  • Literário da Fundação Biblioteca Nacional (2010)
  • Associação Paulista dos Críticos de Arte (2010)
  • Clarice Lispector (2016)
  • Literatura do Governo de Minas Gerais (2017)
  • Associação de Artistas e Designers de Artes Aplicadas da Sérvia (2018)

LEIA TAMBÉM:

📲 Siga as redes sociais do g1 Centro-Oeste MG: Instagram, Facebook e Twitter
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Centro-Oeste MG

VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas

Compartilhe :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Veja Também

De romances a músicas famosas: relembre a trajetória de Eliana

'A gente era feliz. Ele só quis fazer ciúme em mim', diz companheira de jovem assassinado após chamar mulheres de 'barangas'

Oposição empareda governistas com pautas ideológicas em ano de eleição

Manifestação interdita BR-040 na Região Central de MG

1º frio do inverno vai durar pouco; julho terá temperaturas acima da média

Jovem chama mulheres de 'barangas' e é assassinado em loja caça-níquel

Esquema de fraude nas Lojas Americanas tinha 5 níveis; veja

Mudança climática: Entenda por que florada dos ipês-rosas está atrasada neste ano

Bombeiros do ar: combate ao fogo no Pantanal tem aliados estratégicos

Quem é Kamala Harris, a vice que pode assumir a candidatura se Biden desistir

Brasil tem bandeira amarela pela 1ª vez em 26 meses e conta vai ficar mais cara

'Não posso falar o nome do Boulos, porque já fui multado', diz Lula em SP

Ex-CEO da Americanas é solto, mas terá de ficar na Espanha e entregar passaporte

Vídeo mostra suspeitos tentando aplicar golpe do 'chupa-cabra' e do atendimento falso em banco

'Pix Garantido': nova modalidade poderá ser opção ao cartão de crédito

PRF apreende mais de 18 mil kg de droga em MG em 2023; especialistas defendem investimento em prevenção

Veja quais são as 10 melhores cidades do mundo para se viver

Câmeras flagram momento em que homem é baleado com 15 tiros em Belo Horizonte

Moradores de MS relatam caos: 'parece que o fogo está no meu quarto'

Ziraldo, Rodrigo Simas, cinema e espetáculos infantis: confira a agenda deste fim de semana em BH

Como uma infestação de lagartas matou 7 mil bois de fome

Entenda cenários em que o Partido Democrata poderia substituir Biden

'O menino marrom': Justiça determina volta do livro em escolas de cidade de MG

NYT, The Economist e WSJ pedem que Biden desista da disputa

Pacheco elogia Lula e diz que 'monstro não está morto' ao se referir a movimentos antidemocráticos

Lula diz que fará ajuste fiscal 'necessário', mas não 'em cima do pobre'

Pulseira de diamantes, carro de R$ 600 mil e joias de Dubai: o que foi encontrado na casa da socialite suspeita de desviar R$ 35 milhões

Pressionado após debate ruim, Biden diz que pretende vencer eleição

O que se sabe sobre caso de mulher trans que veio da Itália passar férias no Brasil e foi encontrada morta

MPF: ex-CEO pedia documentos fraudados em pen drive

Ladrões furtam banheiro químico e levam em carroceria de carro; VÍDEO

Desempenho de Biden em debate vira pesadelo para os democratas

Mulher é mantida em cárcere privado, espancada, estuprada e tem filho autista esfaqueado

Biden e Trump fazem ataques pessoais e trocam ofensas em debate agressivo

VÍDEO: Vencedora dos prêmios Camões e Machado de Assis, aos 88 anos escritora Adélia Prado encanta seguidores ao declamar poemas nas redes sociais

Receita paga hoje 2º lote de restituição; veja quem recebe e calendário

ANÁLISES: Trump sai vencedor, e Biden preocupa democratas

PF e MPRJ prendem quadrilha interestadual de tráfico de drogas que usava carros e relógios de luxo para lavagem de dinheiro

Taxação de compras de até US$ 50 valerá a partir de 1º de agosto

Brasileira que veio da Itália passar férias em Belo Horizonte é encontrada morta

Odebrecht Engenharia pede recuperação judicial com dívida de US$ 4,6 bilhões

Onda de furtos assusta comerciantes de bairro nobre de BH; VÍDEO

Calculadora do g1 mostra como ficam os preços com a nova taxa

Saiba como funcionava esquema de lavagem de dinheiro feita por socialite suspeita de desviar R$ 35 milhões

Miguel Gutierrez foi CEO da empresa por quase 20 anos; saiba quem ele é

'Duplamente em festa', diz escritora Adélia Prado ao vencer Prêmio Camões e Machado de Assis em menos de uma semana

Quaest em São Paulo: Nunes tem 22%; Boulos, 21%; e Datena, 17%

Bolsas de luxo, apartamento de alto padrão e lavagem de dinheiro: saiba quem é a empresária suspeita de desviar R$ 35 milhões

Fogo no Pantanal destrói o equivalente a 680 mil campos de futebol

VÍDEO: presidente enfrenta general e pede desmobilização das tropas

Após prisão, general golpista acusa presidente de orquestrar movimento

Adélia Prado vence o Prêmio Camões 2024

Saiba quem é Juan Zuñiga, apontado como autor da tentativa de golpe

Polícia prende 5º suspeito de assalto a carro-forte no aeroporto de Caxias do Sul

STF fixa em 40g quantidade de maconha para diferenciar usuário de traficante

Veja o que se sabe sobre confusão entre colegas em Belo Horizonte

'Problema é saber se precisa cortar gastos ou elevar arrecadação', diz Lula

'Foi um anjo que apareceu', diz jovem que foi defendida durante assalto; ladrão levou voadora e saiu mancando

Maconha vicia? É menos prejudicial que cigarro? Veja mitos e verdades

Novas imagens mostram ladrão que levou voadora mancando após assalto frustrado

Brasileira que atuou no WikiLeaks relata como era relação com Assange

Homens levam voadora após tentar roubar mulher, não conseguem ligar moto e fogem mancando; VÍDEO

Brasil gasta R$ 600 milhões ao ano com presos flagrados com 100 g de maconha

OAB suspende registro de advogada presa por injúria racial em aeroporto

75% dos adultos brasileiros terão obesidade em 20 anos, aponta estudo

Alunos que se envolveram em briga são suspensos de academia; eles já tinham se desentendido antes

Após decisão do STF, Lira cria comissão para debater PEC das drogas

Parte de passarela de pedestres cai na BR-262, na Grande BH

Porte de maconha: veja o que muda com a decisão do STF

Homem furta televisão de lava a jato e foge a cavalo em BH; VÍDEO

Delegado da PF pode ser 1º brasileiro a chefiar a Interpol

Deboche durante exercício de academia termina em pancadaria; VÍDEO

Assange pedirá perdão aos EUA e será um 'homem livre', diz esposa

Advogada presa por injúria racial em aeroporto é liberada da prisão cerca de 24 horas depois do crime

WikiLeaks posta foto de Assange em avião a caminho de ilha

Mãe de criança que morreu ‘em pele e osso’, sob suspeita de desnutrição, é liberada da prisão

STF retoma hoje julgamento sobre porte de maconha para uso individual

Advogada presa por injúria em aeroporto: entenda como proposta da Anac pode aumentar punição a passageiros indisciplinados

Mais e 50ºC e 1,3 mil mortes em Meca: o risco de eventos sob calor extremo

Mega-Sena pode pagar R$ 93 milhões nesta terça-feira

'O amor realmente é poderoso', diz marido de mulher que ficou presa em congestionamento durante trabalho de parto

PIB cai 5,1% no 1º trimestre, e Argentina entra em recessão técnica

Advogada presa por injúria racial e agressão contra funcionário de linha aérea é destituída de cargo na OAB

'Muralha de fogo': MS decreta emergência após incêndios no Pantanal

Magalu e AliExpress fecham acordo para venda de produtos online

Vídeo: Mulher presa por injúria racial agride funcionário em aeroporto de Confins

Capital do Pantanal é 'engolida' por fumaça de incêndios; veja FOTO

Trio armado rouba celulares em SP e ameaça vítimas: 'Fala a senha'

Acidente entre ônibus e carreta deixa feridos na MG-030

'Jogo do Tigrinho': saiba como influenciadores atraem vítimas

Imagens inéditas mostram colombiano caindo ao pular de balão

Espionagem e empresas de fachada: veja detalhes da investigação sobre o patrocínio do Corinthians

Volta ao mundo de helicóptero vai custar R$ 250 mil só de combustível

'O Acre existe?' g1 explica como a piada surgiu

Urgências, acordos e mais: como Lira impôs sua marca à Câmara

Aposta da Grande Porto Alegre ganha R$ 76 milhões na Quina de São João

'Boom' de serviços: o que fez o Brasil bater recorde de pessoas ocupadas

Três apostas dividirão os quase R$ 230 milhões da Quina de São João

Governo envia 7 aviões e helicóptero para combater fogo no pantanal