g1               

Assine Já

    g1            

MINAS GERAIS

Por Reuters


É possível substituir Biden como candidato do Partido Democrata?

É possível substituir Biden como candidato do Partido Democrata?

A imagem do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na corrida presidencial está se deteriorando após a derrota no primeiro debate contra o republicano Donald Trump. Apesar de ter dito nesta sexta (28) que pretende vencer o pleito, diversos veículos americanos pedem que ele desista da disputa e dê lugar a um novo candidato.

O desempenho de Biden levou alguns integrantes do Partido Democrata ao estado de pânico, segundo a imprensa americana, e levantou a possibilidade de substituir o presidente na corrida eleitoral. Na teoria, é possível substituí-lo, mas é altamente improvável.

A Reuters conversou com Elaine Kamarck, pesquisadora sênior do grupo de pesquisa Brookings Institution, membra do Comitê Nacional Democrata (DNC) e autora do livro “Primary Politics”, que explica o processo de nomeação presidencial e como os democratas poderiam substituir Biden.

Quais opções os democratas têm?

O Partido Democrata não tinha um verdadeiro Plano B para substituir Biden como candidato presidencial. Ele concorreu virtualmente sem oposição à nomeação presidencial do partido este ano.

Ele não será nomeado oficialmente até a Convenção Nacional Democrata, que vai acontecer entre 19 e 22 de agosto, então ainda há tempo para fazer uma mudança e alguns cenários para isso:

  • Biden poderia decidir sair antes de ser nomeado;
  • Ele poderia ser desafiado por outros que tentam conquistar os delegados que ele acumulou;
  • Ou ele poderia se retirar após a convenção democrata em Chicago, em agosto, deixando o Comitê Nacional Democrata eleger alguém para concorrer contra Trump em seu lugar.

Então, o que acontece depois?

No momento, o processo depende em grande parte de Biden. Ele teria que concordar em sair ou enfrentar um concorrente tão tarde no processo que tentaria forçá-lo a desistir. Até agora, Biden não mostrou indicações de querer sair e nenhum oponente o desafiou diretamente.

Na verdade, alguns de seus principais substitutos em potencial — a vice-presidente, Kamala Harris, e o Governador da Califórnia, Gavin Newsom — defenderam o presidente após o debate. O ex-presidente Barack Obama, que não pode mais concorrer, também defendeu Biden nesta sexta (28).

Biden e Trump trocam ofensas em 1º debate presidencial

Biden e Trump trocam ofensas em 1º debate presidencial

O que acontece se Biden deixar a disputa?

Biden passou os últimos meses acumulando quase 4.000 delegados democratas ao vencer as eleições primárias nos estados e territórios dos EUA.

Esses delegados normalmente votariam nele, mas as regras não os obrigam a fazer isso. Os delegados podem votar com sua consciência, o que significa que eles poderiam dar seu voto a outra pessoa.

Se Biden desistir e “liberar” seus delegados, poderia haver uma competição entre outros candidatos democratas para se tornar o indicado.

Quem substituiria Biden?

Vários candidatos poderiam entrar na disputa, mas não há um número um óbvio.

A vice-presidente Kamala Harris quase certamente estaria no topo da lista, mas ela teve seus próprios problemas após um início difícil no cargo e números de pesquisa ruins.

A Constituição dos EUA determina que o vice-presidente se torna presidente se o presidente morrer ou ficar incapacitado, mas não pesa sobre um processo interpartidário para escolher um indicado.

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, a governadora de Michigan, Gretchen Whitmer, o governador de Kentucky, Andy Beshear, e o governador de Illinois, J.B. Pritzker, foram mencionados como possíveis substitutos, mas eles são apoiadores de Biden e substitutos de campanha que estão trabalhando para ajudá-lo a ser eleito agora.

Como um candidato seria escolhido?

Provavelmente haveria uma espécie de todos contra todos entre os pesos pesados democratas disputando o cargo.

Os candidatos teriam que obter assinaturas de 600 delegados da Convenção para serem nomeados. Espera-se que haja cerca de 4.672 delegados em 2024, incluindo 3.933 delegados comprometidos e 739 automáticos ou superdelegados, segundo a base de dados Ballotpedia.

Se ninguém conseguir a maioria dos delegados, haveria uma “convenção negociada” em que os delegados atuam como agentes livres e negociam com a liderança do partido para chegar a um nomeado.

Seriam estabelecidas regras e haveria votações nominais para os nomes colocados em nomeação.

Pode levar várias rodadas de votação para alguém obter a maioria e se tornar o indicado. A última convenção negociada em que os democratas não conseguiram nomear um candidato na primeira votação foi em 1952.

O que acontece se Biden desistir após a Convenção?

Se Biden sair após a convenção de agosto, os 435 membros do Comitê Nacional Democrata escolheriam um novo candidato. Os membros se reuniriam em uma sessão especial para selecionar um nomeado.

Quem são esses 435 membros do Comitê Nacional Democrata?

Eles são divididos igualmente entre homens e mulheres, bem como vários grupos constituintes, incluindo líderes sindicais, representantes LGBTQ e minorias raciais. Do total, 75 são nomeados de forma geral pelo presidente, enquanto o restante é eleito em seus respectivos estados.

Quem poderia nomear uma alternativa nesse caso?

Para nomear um candidato para substituir Biden na cédula, essa pessoa precisaria ter o apoio de um número mínimo de membros do Comitê Nacional Democrata (DNC) — talvez cerca de 60, embora o número exato seja determinado pelo comitê de regras do DNC –, que estabeleceria as regras para os procedimentos antes de começarem.

Provavelmente haveria discursos de nomeação e discursos de apoio. Vários candidatos poderiam ser nomeados antes que a lista fosse reduzida.

Como esses votos seriam contados?

O DNC provavelmente realizaria sua reunião em Washington e os votos seriam contados lá. As cédulas seriam codificadas, assinadas e coletadas manualmente. Se uma votação acontecesse muito perto do dia da eleição em 5 de novembro, quando não fosse possível se reunir pessoalmente, provavelmente seria virtual.

A possível troca de Biden na corrida presidencial

Joe Biden em debate presidencial, nos Estados Unidos, em 27 de junho de 2024 — Foto: REUTERS/Brian Snyder

Joe Biden em debate presidencial, nos Estados Unidos, em 27 de junho de 2024 — Foto: REUTERS/Brian Snyder

Com voz rouca —atribuída a um resfriado—, pouco entusiasmo e hesitante, Biden, de 81 anos, perdeu o debate para Donald Trump, de 78 anos, apontam quase todos os analistas políticos. Trump, candidato do Partido Republicano à Casa Branca, despejou uma série de mentiras com calma e de forma assertiva, sem ser corrigido por Biden.

Após o debate, a imprensa norte-americana citou o estado de pânico de uma série de integrantes do Partido Democrata e a preocupação se o presidente dos EUA terá capacidade de governar por mais um mandato.

É possível substituir Biden?

Em tese, é possível que o Partido Democrata substitua Biden por outro candidato. Mas uma coisa é a teoria; outra, a prática.

A brecha nessa história é que as convenções e suas regras são controladas pelos partidos políticos. O Comitê Nacional Democrata poderia se reunir antes da abertura da convenção, em 19 de agosto, e mudar essas normas, mas isso não é provável por conta de outra norma: deve ser o próprio candidato quem expresse o desejo de retirar sua candidatura.

Performance de Biden foi 'catastrófica', diz Guga Chacra

Performance de Biden foi ‘catastrófica’, diz Guga Chacra

Isso já aconteceu antes?

LEIA MAIS:

Compartilhe :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Veja Também

Lula defende presidente do BC que 'olhe o país do jeito que ele é'

Carreta perde controle, derruba motos e arremessa motociclista; VÍDEO

Quem tem cartão de crédito já pode transferir dívida para outro banco

Cidades mineiras correm contra o tempo para encontrar saídas e manter a economia de pé

Família aconselha Biden a seguir na disputa pela reeleição

Promotor e procurador trocam socos e insultos em academia de prédio, e um deles vai parar no hospital: 'corno e zarolho'

Raí foi 'capitão' em mestrado na França e 'tremeu' como se fosse final

Caminhão desgovernado tomba e combustível vaza em acidente entre Belo Horizonte e Contagem; VÍDEO

30 anos do Real: como era a vida antes do plano que deu origem à moeda

VÍDEO: empresário é assassinado a tiros por homens encapuzados dentro de bar

Como agia a empresária suspeita de desviar R$ 35 milhões

Com -7,2°C, cidade de SC registra a menor temperatura do ano; FOTOS

Executivos da Americanas criaram dois balanços: o real e um fictício

Incêndio atinge pátio de veículos e destrói dezenas de carros; VÍDEO

De romances a músicas famosas: relembre a trajetória de Eliana

'A gente era feliz. Ele só quis fazer ciúme em mim', diz companheira de jovem assassinado após chamar mulheres de 'barangas'

Oposição empareda governistas com pautas ideológicas em ano de eleição

Manifestação interdita BR-040 na Região Central de MG

1º frio do inverno vai durar pouco; julho terá temperaturas acima da média

Jovem chama mulheres de 'barangas' e é assassinado em loja caça-níquel

Esquema de fraude nas Lojas Americanas tinha 5 níveis; veja

Mudança climática: Entenda por que florada dos ipês-rosas está atrasada neste ano

Bombeiros do ar: combate ao fogo no Pantanal tem aliados estratégicos

Quem é Kamala Harris, a vice que pode assumir a candidatura se Biden desistir

Brasil tem bandeira amarela pela 1ª vez em 26 meses e conta vai ficar mais cara

'Não posso falar o nome do Boulos, porque já fui multado', diz Lula em SP

Ex-CEO da Americanas é solto, mas terá de ficar na Espanha e entregar passaporte

Vídeo mostra suspeitos tentando aplicar golpe do 'chupa-cabra' e do atendimento falso em banco

'Pix Garantido': nova modalidade poderá ser opção ao cartão de crédito

PRF apreende mais de 18 mil kg de droga em MG em 2023; especialistas defendem investimento em prevenção

Veja quais são as 10 melhores cidades do mundo para se viver

Câmeras flagram momento em que homem é baleado com 15 tiros em Belo Horizonte

Moradores de MS relatam caos: 'parece que o fogo está no meu quarto'

Ziraldo, Rodrigo Simas, cinema e espetáculos infantis: confira a agenda deste fim de semana em BH

Como uma infestação de lagartas matou 7 mil bois de fome

Entenda cenários em que o Partido Democrata poderia substituir Biden

'O menino marrom': Justiça determina volta do livro em escolas de cidade de MG

NYT, The Economist e WSJ pedem que Biden desista da disputa

Pacheco elogia Lula e diz que 'monstro não está morto' ao se referir a movimentos antidemocráticos

Lula diz que fará ajuste fiscal 'necessário', mas não 'em cima do pobre'

Pulseira de diamantes, carro de R$ 600 mil e joias de Dubai: o que foi encontrado na casa da socialite suspeita de desviar R$ 35 milhões

Pressionado após debate ruim, Biden diz que pretende vencer eleição

O que se sabe sobre caso de mulher trans que veio da Itália passar férias no Brasil e foi encontrada morta

MPF: ex-CEO pedia documentos fraudados em pen drive

Ladrões furtam banheiro químico e levam em carroceria de carro; VÍDEO

Desempenho de Biden em debate vira pesadelo para os democratas

Mulher é mantida em cárcere privado, espancada, estuprada e tem filho autista esfaqueado

Biden e Trump fazem ataques pessoais e trocam ofensas em debate agressivo

VÍDEO: Vencedora dos prêmios Camões e Machado de Assis, aos 88 anos escritora Adélia Prado encanta seguidores ao declamar poemas nas redes sociais

Receita paga hoje 2º lote de restituição; veja quem recebe e calendário

ANÁLISES: Trump sai vencedor, e Biden preocupa democratas

PF e MPRJ prendem quadrilha interestadual de tráfico de drogas que usava carros e relógios de luxo para lavagem de dinheiro

Taxação de compras de até US$ 50 valerá a partir de 1º de agosto

Brasileira que veio da Itália passar férias em Belo Horizonte é encontrada morta

Odebrecht Engenharia pede recuperação judicial com dívida de US$ 4,6 bilhões

Onda de furtos assusta comerciantes de bairro nobre de BH; VÍDEO

Calculadora do g1 mostra como ficam os preços com a nova taxa

Saiba como funcionava esquema de lavagem de dinheiro feita por socialite suspeita de desviar R$ 35 milhões

Miguel Gutierrez foi CEO da empresa por quase 20 anos; saiba quem ele é

'Duplamente em festa', diz escritora Adélia Prado ao vencer Prêmio Camões e Machado de Assis em menos de uma semana

Quaest em São Paulo: Nunes tem 22%; Boulos, 21%; e Datena, 17%

Bolsas de luxo, apartamento de alto padrão e lavagem de dinheiro: saiba quem é a empresária suspeita de desviar R$ 35 milhões

Fogo no Pantanal destrói o equivalente a 680 mil campos de futebol

VÍDEO: presidente enfrenta general e pede desmobilização das tropas

Após prisão, general golpista acusa presidente de orquestrar movimento

Adélia Prado vence o Prêmio Camões 2024

Saiba quem é Juan Zuñiga, apontado como autor da tentativa de golpe

Polícia prende 5º suspeito de assalto a carro-forte no aeroporto de Caxias do Sul

STF fixa em 40g quantidade de maconha para diferenciar usuário de traficante

Veja o que se sabe sobre confusão entre colegas em Belo Horizonte

'Problema é saber se precisa cortar gastos ou elevar arrecadação', diz Lula

'Foi um anjo que apareceu', diz jovem que foi defendida durante assalto; ladrão levou voadora e saiu mancando

Maconha vicia? É menos prejudicial que cigarro? Veja mitos e verdades

Novas imagens mostram ladrão que levou voadora mancando após assalto frustrado

Brasileira que atuou no WikiLeaks relata como era relação com Assange

Homens levam voadora após tentar roubar mulher, não conseguem ligar moto e fogem mancando; VÍDEO

Brasil gasta R$ 600 milhões ao ano com presos flagrados com 100 g de maconha

OAB suspende registro de advogada presa por injúria racial em aeroporto

75% dos adultos brasileiros terão obesidade em 20 anos, aponta estudo

Alunos que se envolveram em briga são suspensos de academia; eles já tinham se desentendido antes

Após decisão do STF, Lira cria comissão para debater PEC das drogas

Parte de passarela de pedestres cai na BR-262, na Grande BH

Porte de maconha: veja o que muda com a decisão do STF

Homem furta televisão de lava a jato e foge a cavalo em BH; VÍDEO

Delegado da PF pode ser 1º brasileiro a chefiar a Interpol

Deboche durante exercício de academia termina em pancadaria; VÍDEO

Assange pedirá perdão aos EUA e será um 'homem livre', diz esposa

Advogada presa por injúria racial em aeroporto é liberada da prisão cerca de 24 horas depois do crime

WikiLeaks posta foto de Assange em avião a caminho de ilha

Mãe de criança que morreu ‘em pele e osso’, sob suspeita de desnutrição, é liberada da prisão

STF retoma hoje julgamento sobre porte de maconha para uso individual

Advogada presa por injúria em aeroporto: entenda como proposta da Anac pode aumentar punição a passageiros indisciplinados

Mais e 50ºC e 1,3 mil mortes em Meca: o risco de eventos sob calor extremo

Mega-Sena pode pagar R$ 93 milhões nesta terça-feira

'O amor realmente é poderoso', diz marido de mulher que ficou presa em congestionamento durante trabalho de parto

PIB cai 5,1% no 1º trimestre, e Argentina entra em recessão técnica

Advogada presa por injúria racial e agressão contra funcionário de linha aérea é destituída de cargo na OAB

'Muralha de fogo': MS decreta emergência após incêndios no Pantanal

Magalu e AliExpress fecham acordo para venda de produtos online