g1               

Assine Já

    g1            

MINAS GERAIS

Por José Câmara, g1 MS


Moradores de Corumbá (MS) enfrentam dificuldades por causa das queimadas no Pantanal

Moradores de Corumbá (MS) enfrentam dificuldades por causa das queimadas no Pantanal

Problemas para respirar, náusea, dor de cabeça e irritação nos olhos. Estes são os relatos de moradores que estão às margens dos incêndios que assolam o Pantanal. O g1 conversou com moradores de Corumbá e Ladário, que estão nas áreas mais afetadas pelos incêndios, que dispararam no bioma (veja o vídeo acima).

“Parece que o fogo está dentro do meu quarto”, descreveu a funcionária pública Iolanda Victorio da Silva Filha, de 59 anos.

Iolanda, que sofre de asma, relatou que nos últimos dias, com o aumento de incêndios na região, têm tido mais crises respiratórias.

“Estou usando duas bombinhas que a pneumologista passou. Fora deixar o quarto sempre úmido. As bombinhas não são daqui, mando buscar na capital Campo Grande. Normalmente, estava sem crises. Usava mesmo só uma bombinha. Agora, só consigo passar o dia utilizando duas”, lamentou Iolanda.

No dia em que uma comitiva, incluindo o governador Eduardo Riedel (PSDB) e a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, visitaram Corumbá e sobrevoaram áreas devastadas pelos incêndios, a cidade liderou o ranking entre os municípios brasileiros com mais focos de queimadas.

⚠️A fuligem fez com que o horizonte tomasse uma coloração amarelada. O sol ficou vermelho. Mais de 688 mil hectares foram consumidos pelo fogo neste ano no bioma, conforme dados do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LASA-UFRJ).

🏥O g1 entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura de Corumbá e questionou sobre possível aumento na busca por atendimentos médicos ligados aos problemas relacionados às queimadas. Entretanto, o órgão respondeu que não registra dados destes tipos de consultas.

LEIA TAMBÉM

Fuligem afeta saúde de moradores

Moradores enfrentam problemas de saúde por causa de queimadas no Pantanal. — Foto: Reprodução

Moradores enfrentam problemas de saúde por causa de queimadas no Pantanal. — Foto: Reprodução

A servidora pública Monica Salustiano Luchner também tem sentido os reflexos das queimadas. Náusea, dificuldade para respirar e ardência nos olhos têm sido sintomas recorrentes no dia a dia de Monica.

“O céu está encoberto. A dificuldade para respirar volta, olhos ardendo e uma irritação na garganta. Até ontem estávamos com pouca fumaça. Hoje tem muita fumaça, dá para ver os focos de incêndio. A cidade não fica cinza, fica amarela. Parece cena do filme Mad Max”, compartilhou a servidora.

Monica explica que a convivência com a fumaça depende da direção dos ventos. Quando as rajadas estão direcionadas para Corumbá, a região fica coberta pela fuligem das queimadas.

“Voltamos ao nosso céu de fumaça. O sol nem dá para ver. A fumaça está bem perto, conseguimos ver. Os focos estavam menores, agora estão vindo para a cidade. Assim é a vida em Corumbá enquanto temos as queimadas, infelizmente! Estou com a garganta ardendo, os olhos ardendo e vários problemas respiratórios. Até quando? Quando isso vai acabar?”, desabafou a servidora pública.

Éwerton Ardaya Dos Santos, de 30 anos, mora na região central de Corumbá. O assistente comercial sentiu rapidamente o reflexo das queimadas na saúde. Há aproximadamente um mês, o morador tem usado remédios para melhorar a respiração e umidificar a casa.

“A queimada continua. A situação é muito difícil. Nossos olhos ficam bastante comprometidos. Isso que vivemos todos os dias”, falou o morador, apontando para um foco de incêndio próximo à região central de Corumbá.

Foi em Corumbá que no último final de semana a imagem impressionante de uma muralha de fogo foi registrada e viralizou nas redes sociais. Em primeiro plano, o vídeo mostrava as festividades do tradicional Arraial do Banho de São João, a principal festa típica do município, e ao fundo, os incêndios no Pantanal, cercando a cidade.

Mapa mostra onde estão concentrados os focos de incêndio no pantanal em junho de 2024 — Foto: Arte/g1

Mapa mostra onde estão concentrados os focos de incêndio no pantanal em junho de 2024 — Foto: Arte/g1

Ações que podem podem amenizar problemas

O impacto da fumaça na saúde humana não se restringe apenas ao sistema respiratório, mas ao corpo inteiro. Em entrevista ao g1, o meteorologista da Climatempo Guilherme Borges listou os principais impactos que podem ser sentidos pela população:

  • 🫁Problemas Respiratórios: a inalação de fumaça pode causar irritação das vias respiratórias, agravando condições como asma, bronquite e outras doenças respiratórias crônicas;
  • 👀Irritação nos Olhos: a fumaça pode causar ardência e lacrimejamento nos olhos;
  • 🥴Redução da Visibilidade: a densa fumaça pode reduzir significativamente a visibilidade nas ruas, aumentando o risco de acidentes de trânsito.

Algumas medidas podem ser adotadas para enfrentar de forma mais fácil os problemas acarretados pela fumaça. O especialista aconselha o retorno de um hábito adquirido com a pandemia de Covid: o uso de máscaras. Veja outras dicas abaixo.

  • 🏃🏻🚫Evite atividades ao ar livre: limite ao máximo a exposição ao ar livre, especialmente para crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios;
  • 🪟🚪Mantenha janelas e portas fechadas: feche todas as janelas e portas para evitar que a fumaça entre em casa. Use panos úmidos para vedar frestas em portas e janelas;
  • 😷😷Use máscaras: se precisar sair de casa, use máscaras N95 ou PFF2, que são mais eficazes na filtragem de partículas finas presentes na fumaça;
  • 💧🚰Se hidrate: beba bastante água para ajudar a manter as vias respiratórias úmidas e minimizar a irritação causada pela fumaça;
  • 🍃🎐Utilize purificadores de ar: utilize purificadores de ar com filtros dentro de casa para reduzir a quantidade de partículas nocivas no ar.

À esquerda, foto de 2023. À direita, registro desta segunda (24). — Foto: Gisele Ribeiro e Évilin Costa/Reprodução

À esquerda, foto de 2023. À direita, registro desta segunda (24). — Foto: Gisele Ribeiro e Évilin Costa/Reprodução

Os incêndios em 2024

Neste ano, de 1º de janeiro a 25 de junho, mais de 3 mil focos de incêndio foram registrados no Pantanal. Ao todo, 661 mil hectares foram consumidos pelas chamas (513 mil hectares em MS e 148 mil, em MT), segundo dados da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Os números já superam os registrados no mesmo período de 2020, quando houve recorde de devastação no bioma.

Especialistas explicam que o aumento exponencial dos focos de incêndio no Pantanal ainda em junho é causado pela antecipação da temporada do fogo, que chegaria só entre o fim de julho e agosto, e a exposição do solo seco.

“Esse é um dos piores momentos já registrados no Pantanal, em 2020 o fogo matou diretamente cerca de 16 milhões de animais, e esse ano isso pode ser pior”, relatou o pesquisador Gustavo Figueirôa, da ONG SOS Pantanal.

Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:

Compartilhe :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Veja Também

Lula defende presidente do BC que 'olhe o país do jeito que ele é'

Carreta perde controle, derruba motos e arremessa motociclista; VÍDEO

Quem tem cartão de crédito já pode transferir dívida para outro banco

Cidades mineiras correm contra o tempo para encontrar saídas e manter a economia de pé

Família aconselha Biden a seguir na disputa pela reeleição

Promotor e procurador trocam socos e insultos em academia de prédio, e um deles vai parar no hospital: 'corno e zarolho'

Raí foi 'capitão' em mestrado na França e 'tremeu' como se fosse final

Caminhão desgovernado tomba e combustível vaza em acidente entre Belo Horizonte e Contagem; VÍDEO

30 anos do Real: como era a vida antes do plano que deu origem à moeda

VÍDEO: empresário é assassinado a tiros por homens encapuzados dentro de bar

Como agia a empresária suspeita de desviar R$ 35 milhões

Com -7,2°C, cidade de SC registra a menor temperatura do ano; FOTOS

Executivos da Americanas criaram dois balanços: o real e um fictício

Incêndio atinge pátio de veículos e destrói dezenas de carros; VÍDEO

De romances a músicas famosas: relembre a trajetória de Eliana

'A gente era feliz. Ele só quis fazer ciúme em mim', diz companheira de jovem assassinado após chamar mulheres de 'barangas'

Oposição empareda governistas com pautas ideológicas em ano de eleição

Manifestação interdita BR-040 na Região Central de MG

1º frio do inverno vai durar pouco; julho terá temperaturas acima da média

Jovem chama mulheres de 'barangas' e é assassinado em loja caça-níquel

Esquema de fraude nas Lojas Americanas tinha 5 níveis; veja

Mudança climática: Entenda por que florada dos ipês-rosas está atrasada neste ano

Bombeiros do ar: combate ao fogo no Pantanal tem aliados estratégicos

Quem é Kamala Harris, a vice que pode assumir a candidatura se Biden desistir

Brasil tem bandeira amarela pela 1ª vez em 26 meses e conta vai ficar mais cara

'Não posso falar o nome do Boulos, porque já fui multado', diz Lula em SP

Ex-CEO da Americanas é solto, mas terá de ficar na Espanha e entregar passaporte

Vídeo mostra suspeitos tentando aplicar golpe do 'chupa-cabra' e do atendimento falso em banco

'Pix Garantido': nova modalidade poderá ser opção ao cartão de crédito

PRF apreende mais de 18 mil kg de droga em MG em 2023; especialistas defendem investimento em prevenção

Veja quais são as 10 melhores cidades do mundo para se viver

Câmeras flagram momento em que homem é baleado com 15 tiros em Belo Horizonte

Moradores de MS relatam caos: 'parece que o fogo está no meu quarto'

Ziraldo, Rodrigo Simas, cinema e espetáculos infantis: confira a agenda deste fim de semana em BH

Como uma infestação de lagartas matou 7 mil bois de fome

Entenda cenários em que o Partido Democrata poderia substituir Biden

'O menino marrom': Justiça determina volta do livro em escolas de cidade de MG

NYT, The Economist e WSJ pedem que Biden desista da disputa

Pacheco elogia Lula e diz que 'monstro não está morto' ao se referir a movimentos antidemocráticos

Lula diz que fará ajuste fiscal 'necessário', mas não 'em cima do pobre'

Pulseira de diamantes, carro de R$ 600 mil e joias de Dubai: o que foi encontrado na casa da socialite suspeita de desviar R$ 35 milhões

Pressionado após debate ruim, Biden diz que pretende vencer eleição

O que se sabe sobre caso de mulher trans que veio da Itália passar férias no Brasil e foi encontrada morta

MPF: ex-CEO pedia documentos fraudados em pen drive

Ladrões furtam banheiro químico e levam em carroceria de carro; VÍDEO

Desempenho de Biden em debate vira pesadelo para os democratas

Mulher é mantida em cárcere privado, espancada, estuprada e tem filho autista esfaqueado

Biden e Trump fazem ataques pessoais e trocam ofensas em debate agressivo

VÍDEO: Vencedora dos prêmios Camões e Machado de Assis, aos 88 anos escritora Adélia Prado encanta seguidores ao declamar poemas nas redes sociais

Receita paga hoje 2º lote de restituição; veja quem recebe e calendário

ANÁLISES: Trump sai vencedor, e Biden preocupa democratas

PF e MPRJ prendem quadrilha interestadual de tráfico de drogas que usava carros e relógios de luxo para lavagem de dinheiro

Taxação de compras de até US$ 50 valerá a partir de 1º de agosto

Brasileira que veio da Itália passar férias em Belo Horizonte é encontrada morta

Odebrecht Engenharia pede recuperação judicial com dívida de US$ 4,6 bilhões

Onda de furtos assusta comerciantes de bairro nobre de BH; VÍDEO

Calculadora do g1 mostra como ficam os preços com a nova taxa

Saiba como funcionava esquema de lavagem de dinheiro feita por socialite suspeita de desviar R$ 35 milhões

Miguel Gutierrez foi CEO da empresa por quase 20 anos; saiba quem ele é

'Duplamente em festa', diz escritora Adélia Prado ao vencer Prêmio Camões e Machado de Assis em menos de uma semana

Quaest em São Paulo: Nunes tem 22%; Boulos, 21%; e Datena, 17%

Bolsas de luxo, apartamento de alto padrão e lavagem de dinheiro: saiba quem é a empresária suspeita de desviar R$ 35 milhões

Fogo no Pantanal destrói o equivalente a 680 mil campos de futebol

VÍDEO: presidente enfrenta general e pede desmobilização das tropas

Após prisão, general golpista acusa presidente de orquestrar movimento

Adélia Prado vence o Prêmio Camões 2024

Saiba quem é Juan Zuñiga, apontado como autor da tentativa de golpe

Polícia prende 5º suspeito de assalto a carro-forte no aeroporto de Caxias do Sul

STF fixa em 40g quantidade de maconha para diferenciar usuário de traficante

Veja o que se sabe sobre confusão entre colegas em Belo Horizonte

'Problema é saber se precisa cortar gastos ou elevar arrecadação', diz Lula

'Foi um anjo que apareceu', diz jovem que foi defendida durante assalto; ladrão levou voadora e saiu mancando

Maconha vicia? É menos prejudicial que cigarro? Veja mitos e verdades

Novas imagens mostram ladrão que levou voadora mancando após assalto frustrado

Brasileira que atuou no WikiLeaks relata como era relação com Assange

Homens levam voadora após tentar roubar mulher, não conseguem ligar moto e fogem mancando; VÍDEO

Brasil gasta R$ 600 milhões ao ano com presos flagrados com 100 g de maconha

OAB suspende registro de advogada presa por injúria racial em aeroporto

75% dos adultos brasileiros terão obesidade em 20 anos, aponta estudo

Alunos que se envolveram em briga são suspensos de academia; eles já tinham se desentendido antes

Após decisão do STF, Lira cria comissão para debater PEC das drogas

Parte de passarela de pedestres cai na BR-262, na Grande BH

Porte de maconha: veja o que muda com a decisão do STF

Homem furta televisão de lava a jato e foge a cavalo em BH; VÍDEO

Delegado da PF pode ser 1º brasileiro a chefiar a Interpol

Deboche durante exercício de academia termina em pancadaria; VÍDEO

Assange pedirá perdão aos EUA e será um 'homem livre', diz esposa

Advogada presa por injúria racial em aeroporto é liberada da prisão cerca de 24 horas depois do crime

WikiLeaks posta foto de Assange em avião a caminho de ilha

Mãe de criança que morreu ‘em pele e osso’, sob suspeita de desnutrição, é liberada da prisão

STF retoma hoje julgamento sobre porte de maconha para uso individual

Advogada presa por injúria em aeroporto: entenda como proposta da Anac pode aumentar punição a passageiros indisciplinados

Mais e 50ºC e 1,3 mil mortes em Meca: o risco de eventos sob calor extremo

Mega-Sena pode pagar R$ 93 milhões nesta terça-feira

'O amor realmente é poderoso', diz marido de mulher que ficou presa em congestionamento durante trabalho de parto

PIB cai 5,1% no 1º trimestre, e Argentina entra em recessão técnica

Advogada presa por injúria racial e agressão contra funcionário de linha aérea é destituída de cargo na OAB

'Muralha de fogo': MS decreta emergência após incêndios no Pantanal

Magalu e AliExpress fecham acordo para venda de produtos online