g1               

Assine Já

    g1            

MINAS GERAIS

Por Fernando Zuba, Lorena Fernandes, Cláudia Mourão, MG1 — Belo Horizonte


Apreensões de drogas crescem em Minas e situação preocupa

Apreensões de drogas crescem em Minas e situação preocupa

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu mais de 18 mil quilos de drogas em Minas Gerais em 2023, a maioria maconha. O número representa um aumento de 18% em relação ao ano anterior.

“A PRF vem se aprimorando cada vez no combate ao tráfico de drogas e, para isso, foram criados grupamentos especializados de combate ao tráfico, canis da PRF em diversas partes do país, os cachorros ajudam muito. Um trabalho sempre direcionado pela nossa área de inteligência”, disse o inspetor Aristides Junior, porta-voz da PRF em MG.

Com a maior malha viária do país, o estado está na rota do tráfico. As rodovias mineiras escoam parte da cocaína que vem de Bolívia, Colômbia e Peru.

Uma parcela fica no Brasil, e o restante segue viagem a partir dos portos de Santos, Vitória e Rio de Janeiro para Europa e África. Já a maconha vem, principalmente, do Paraguai e faz o mesmo trajeto até chegar aos portos.

PRF apreende drogas em Minas Gerais (imagem de arquivo) — Foto: PRF/Divulgação

PRF apreende drogas em Minas Gerais (imagem de arquivo) — Foto: PRF/Divulgação

As drogas, que cruzam o estado e o país de ponta a ponta, são transportadas por pessoas conhecidas como “mulas”, gente contratada pra fazer o serviço sem expor o traficante.

“As polícias ostensivas pegam os transportadores. A gente pega o formiguinha, o motorista da carreta que está transportando, mas o ideal, o fundamental é que se chegue aos donos dessas cargas, a quem está financiando isso”, afirmou o inspetor.

Para o delegado Rodrigo Bustamante, a apreensão das drogas é importante, mas é necessário atingir o financeiro das organizações criminosas.

“Fundamental é a gente sufocar, asfixiar a organização criminosa na sua modalidade financeira, tirar o capital dela. Se você tem menos dinheiro para investir, você adquire menos droga”.

Rota do tráfico de drogas — Foto: TV Globo/ Reprodução

Rota do tráfico de drogas — Foto: TV Globo/ Reprodução

Drogas e violência

De acordo com o especialista em segurança pública e professor da PUC Minas Luís Flávio Sapori, nos últimos dez anos as facções de tráfico de drogas cresceram no Brasil.

“São mais de 60 facções hoje em todos os estados. Então, Minas Gerais também está sofrendo com o crescimento, o fortalecimento e o crescimento do poderio das fações. Triângulo Mineiro já tem esse problema, Sul de Minas, Zona da Mata, Região do Vale do Mucuri, a Região Metropolitana”, explicou.

Para os estudiosos da segurança pública, droga e violência estão entrelaçadas. Somente no último fim de semana, foram registrados cerca de 12 assassinatos na Grande BH, a maioria na capital.

Um levantamento feito há dez anos pelo Sindicato dos Servidores da Polícia Civil de MG (Sindpol) já mostrava que cerca de 60% dos assassinatos registrados no estado estavam ligados ao tráfico. E a situação não mudou de lá para cá.

“Óbvio que você tem homicídios de trânsito, feminicídios, brigas de bares, de vizinhos, mas isso responde por menos da metade da violência cotidiana brasileira. Então, se de alguma maneira, o fenômeno volta a crescer, se estamos tendo um recrudescimento dos homicídios, é porque os conflitos do tráfico, das facções, das gangues em algumas regiões da cidade voltaram a crescer. E quem são as principais vitimas? Os jovens de 15 a 29 anos”, detalhou Sapori.

De acordo com o relatório estatístico da Vara Infracional da Infância e Juventude, no ano passado, 35,52% dos menores apreendidos em Belo Horizonte tinham envolvimento com o tráfico. A maioria era do sexo masculino, com idade entre 15 e 17 anos.

Na avaliação do pesquisador Frederico Marinho, do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública da Universidade Federal de Minas Gerais (Crisp/ UFMG), é impossível enfrentar o problema, que é multifatorial, sem investir na prevenção.

“Identificar crianças e adolescentes expostos à violência associada ao tráfico e priorizar esse grupo, que é um grupo reduzido, então, fazer um investimento de médio e longo prazo nessas pessoas, cinco, dez, quinze anos para que as pessoas tenham realmente a sua trajetória associada à violência e ao tráfico interrompida”, afirmou.

Legalização em debate

As estratégias de enfrentamento às drogas dividem opiniões. Mundo afora, alguns países legalizaram a maconha. Os exemplos mais recentes são do Uruguai (2013), Canadá (2018), Malta (2021), Luxemburgo (2023) e Alemanha (2024).

Colômbia, Portugal, Bélgica e Argentina apostaram na descriminalização. E, na Holanda, desde 1979, existe um modelo de descriminalização parcial, e a venda e o consumo são permitidos em locais específicos.

No Brasil, nesta semana, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal. Mas, para uma parte da sociedade, é preciso ir além e legalizar a venda no país.

“O traficante é um comerciante, ele vende um produto que tem demanda, e a violência não está no ato de o individuo vender ou comprar a droga, a violência vem do fato de esse comércio não ser regulado pelo poder público. Então, as dívidas são pagas de que maneira? Pela morte ou pela ameaça de quem deve. […] As facções criminosas lucram muito com a ilegalidade das drogas”, afirmou.

Reabilitação e futuro

De acordo com o Relatório Mundial sobre Drogas, o número de usuários cresceu 23% na última década. São quase 296 milhões de dependentes químicos no planeta.

José Carlos Esmael, de 29 anos, está internado em um centro de reabilitação para dependentes químicos mantido por uma organização sem fins lucrativos. Nos últimos 14 anos, ele esteve envolvido com o vício e o tráfico de drogas.

“Eu não sou uma pessoa ruim, sou uma pessoa boa, mas o que me atrapalhou foi a droga. A droga é uma maldição na vida de todo mundo. Nós estamos resgatando a nossa dignidade, eu estou querendo recuperar a confiança da minha família, eu quero me reintegrar para voltar para a sociedade, porque a gente não nasceu com isso, não nasceu usando isso”, disse.

José Carlos Esmael, de 29 anos — Foto: TV Globo/ Reprodução

José Carlos Esmael, de 29 anos — Foto: TV Globo/ Reprodução

Sidnei Fernandes, que passou 17 anos preso por tráfico, agora é o rapper SLK.

“Tem solução. Através da música, em busca da vitória, eu trago a realidade que outra hora eu estava no sistema prisional, perdido no tráfico de drogas, e hoje sou um cara influente nas redes sociais. Através da minha canção consigo tocar milhares de corações. […] Eu tenho uma riqueza maior, que é a minha liberdade, o direito de ir e vir”.

Rapper SLK — Foto: TV Globo/ Reprodução

Rapper SLK — Foto: TV Globo/ Reprodução

Vídeos mais vistos no g1 Minas:

Compartilhe :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Veja Também

Lula defende presidente do BC que 'olhe o país do jeito que ele é'

Carreta perde controle, derruba motos e arremessa motociclista; VÍDEO

Quem tem cartão de crédito já pode transferir dívida para outro banco

Cidades mineiras correm contra o tempo para encontrar saídas e manter a economia de pé

Família aconselha Biden a seguir na disputa pela reeleição

Promotor e procurador trocam socos e insultos em academia de prédio, e um deles vai parar no hospital: 'corno e zarolho'

Raí foi 'capitão' em mestrado na França e 'tremeu' como se fosse final

Caminhão desgovernado tomba e combustível vaza em acidente entre Belo Horizonte e Contagem; VÍDEO

30 anos do Real: como era a vida antes do plano que deu origem à moeda

VÍDEO: empresário é assassinado a tiros por homens encapuzados dentro de bar

Como agia a empresária suspeita de desviar R$ 35 milhões

Com -7,2°C, cidade de SC registra a menor temperatura do ano; FOTOS

Executivos da Americanas criaram dois balanços: o real e um fictício

Incêndio atinge pátio de veículos e destrói dezenas de carros; VÍDEO

De romances a músicas famosas: relembre a trajetória de Eliana

'A gente era feliz. Ele só quis fazer ciúme em mim', diz companheira de jovem assassinado após chamar mulheres de 'barangas'

Oposição empareda governistas com pautas ideológicas em ano de eleição

Manifestação interdita BR-040 na Região Central de MG

1º frio do inverno vai durar pouco; julho terá temperaturas acima da média

Jovem chama mulheres de 'barangas' e é assassinado em loja caça-níquel

Esquema de fraude nas Lojas Americanas tinha 5 níveis; veja

Mudança climática: Entenda por que florada dos ipês-rosas está atrasada neste ano

Bombeiros do ar: combate ao fogo no Pantanal tem aliados estratégicos

Quem é Kamala Harris, a vice que pode assumir a candidatura se Biden desistir

Brasil tem bandeira amarela pela 1ª vez em 26 meses e conta vai ficar mais cara

'Não posso falar o nome do Boulos, porque já fui multado', diz Lula em SP

Ex-CEO da Americanas é solto, mas terá de ficar na Espanha e entregar passaporte

Vídeo mostra suspeitos tentando aplicar golpe do 'chupa-cabra' e do atendimento falso em banco

'Pix Garantido': nova modalidade poderá ser opção ao cartão de crédito

PRF apreende mais de 18 mil kg de droga em MG em 2023; especialistas defendem investimento em prevenção

Veja quais são as 10 melhores cidades do mundo para se viver

Câmeras flagram momento em que homem é baleado com 15 tiros em Belo Horizonte

Moradores de MS relatam caos: 'parece que o fogo está no meu quarto'

Ziraldo, Rodrigo Simas, cinema e espetáculos infantis: confira a agenda deste fim de semana em BH

Como uma infestação de lagartas matou 7 mil bois de fome

Entenda cenários em que o Partido Democrata poderia substituir Biden

'O menino marrom': Justiça determina volta do livro em escolas de cidade de MG

NYT, The Economist e WSJ pedem que Biden desista da disputa

Pacheco elogia Lula e diz que 'monstro não está morto' ao se referir a movimentos antidemocráticos

Lula diz que fará ajuste fiscal 'necessário', mas não 'em cima do pobre'

Pulseira de diamantes, carro de R$ 600 mil e joias de Dubai: o que foi encontrado na casa da socialite suspeita de desviar R$ 35 milhões

Pressionado após debate ruim, Biden diz que pretende vencer eleição

O que se sabe sobre caso de mulher trans que veio da Itália passar férias no Brasil e foi encontrada morta

MPF: ex-CEO pedia documentos fraudados em pen drive

Ladrões furtam banheiro químico e levam em carroceria de carro; VÍDEO

Desempenho de Biden em debate vira pesadelo para os democratas

Mulher é mantida em cárcere privado, espancada, estuprada e tem filho autista esfaqueado

Biden e Trump fazem ataques pessoais e trocam ofensas em debate agressivo

VÍDEO: Vencedora dos prêmios Camões e Machado de Assis, aos 88 anos escritora Adélia Prado encanta seguidores ao declamar poemas nas redes sociais

Receita paga hoje 2º lote de restituição; veja quem recebe e calendário

ANÁLISES: Trump sai vencedor, e Biden preocupa democratas

PF e MPRJ prendem quadrilha interestadual de tráfico de drogas que usava carros e relógios de luxo para lavagem de dinheiro

Taxação de compras de até US$ 50 valerá a partir de 1º de agosto

Brasileira que veio da Itália passar férias em Belo Horizonte é encontrada morta

Odebrecht Engenharia pede recuperação judicial com dívida de US$ 4,6 bilhões

Onda de furtos assusta comerciantes de bairro nobre de BH; VÍDEO

Calculadora do g1 mostra como ficam os preços com a nova taxa

Saiba como funcionava esquema de lavagem de dinheiro feita por socialite suspeita de desviar R$ 35 milhões

Miguel Gutierrez foi CEO da empresa por quase 20 anos; saiba quem ele é

'Duplamente em festa', diz escritora Adélia Prado ao vencer Prêmio Camões e Machado de Assis em menos de uma semana

Quaest em São Paulo: Nunes tem 22%; Boulos, 21%; e Datena, 17%

Bolsas de luxo, apartamento de alto padrão e lavagem de dinheiro: saiba quem é a empresária suspeita de desviar R$ 35 milhões

Fogo no Pantanal destrói o equivalente a 680 mil campos de futebol

VÍDEO: presidente enfrenta general e pede desmobilização das tropas

Após prisão, general golpista acusa presidente de orquestrar movimento

Adélia Prado vence o Prêmio Camões 2024

Saiba quem é Juan Zuñiga, apontado como autor da tentativa de golpe

Polícia prende 5º suspeito de assalto a carro-forte no aeroporto de Caxias do Sul

STF fixa em 40g quantidade de maconha para diferenciar usuário de traficante

Veja o que se sabe sobre confusão entre colegas em Belo Horizonte

'Problema é saber se precisa cortar gastos ou elevar arrecadação', diz Lula

'Foi um anjo que apareceu', diz jovem que foi defendida durante assalto; ladrão levou voadora e saiu mancando

Maconha vicia? É menos prejudicial que cigarro? Veja mitos e verdades

Novas imagens mostram ladrão que levou voadora mancando após assalto frustrado

Brasileira que atuou no WikiLeaks relata como era relação com Assange

Homens levam voadora após tentar roubar mulher, não conseguem ligar moto e fogem mancando; VÍDEO

Brasil gasta R$ 600 milhões ao ano com presos flagrados com 100 g de maconha

OAB suspende registro de advogada presa por injúria racial em aeroporto

75% dos adultos brasileiros terão obesidade em 20 anos, aponta estudo

Alunos que se envolveram em briga são suspensos de academia; eles já tinham se desentendido antes

Após decisão do STF, Lira cria comissão para debater PEC das drogas

Parte de passarela de pedestres cai na BR-262, na Grande BH

Porte de maconha: veja o que muda com a decisão do STF

Homem furta televisão de lava a jato e foge a cavalo em BH; VÍDEO

Delegado da PF pode ser 1º brasileiro a chefiar a Interpol

Deboche durante exercício de academia termina em pancadaria; VÍDEO

Assange pedirá perdão aos EUA e será um 'homem livre', diz esposa

Advogada presa por injúria racial em aeroporto é liberada da prisão cerca de 24 horas depois do crime

WikiLeaks posta foto de Assange em avião a caminho de ilha

Mãe de criança que morreu ‘em pele e osso’, sob suspeita de desnutrição, é liberada da prisão

STF retoma hoje julgamento sobre porte de maconha para uso individual

Advogada presa por injúria em aeroporto: entenda como proposta da Anac pode aumentar punição a passageiros indisciplinados

Mais e 50ºC e 1,3 mil mortes em Meca: o risco de eventos sob calor extremo

Mega-Sena pode pagar R$ 93 milhões nesta terça-feira

'O amor realmente é poderoso', diz marido de mulher que ficou presa em congestionamento durante trabalho de parto

PIB cai 5,1% no 1º trimestre, e Argentina entra em recessão técnica

Advogada presa por injúria racial e agressão contra funcionário de linha aérea é destituída de cargo na OAB

'Muralha de fogo': MS decreta emergência após incêndios no Pantanal

Magalu e AliExpress fecham acordo para venda de produtos online